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Psicologia das cores e seu uso no marketing

As cores têm um papel fundamental em nossa vida. É por elas que sabemos se é a nossa vez de atravessar a rua ou se uma fruta já está madura. Isso, para citar dois exemplos bem simples, mas por eles já podemos perceber que as cores têm forte influência nas mensagens das marcas.


E você já pensou que a gente atribui personalidade ou significado às cores? Provavelmente você já ouviu alguém falar que estava vermelho de raiva ou branco de susto. Por aí, é possível começar a entender de onde vêm essas associações.


No entanto, a psicologia das cores faz um estudo bem mais amplo, relacionando as cores a todo o universo do comportamento humano. Busca entender por que algumas cores nos deixam propensos a comer mais ou a gastar mais dinheiro. Também avalia qual o impacto de cada cor em relação ao gênero, idade, hábitos de vida e muitas outras variáveis. Consegue perceber como ela é importante no marketing?

O que as cores falam sobre a sua marca?

O visual tem uma grande influência em uma decisão de compra. Segundo pesquisas, mais de 90% das pessoas consideram que a aparência é o aspecto mais importante na hora de escolher um produto¹. Além disso, o julgamento inicial sobre um produto, aquela vontade de pegar na mão pra saber mais, é quase que imediato, e a escolha da cor é fundamental para despertar essa vontade no consumidor.

 

Pensando nisso, para escolher as cores de uma comunicação, produtos e ambientes, é preciso considerar o que a marca quer transmitir ao público-alvo. Confira, a seguir, as associações mais comuns:

Cor

Vermelho

Rosa

Laranja

Amarelo

Verde

Azul

Roxo

Marrom

Preto

Branco

Personalidade

Paixão, Urgência, Perigo, Agressividade

Inocência, Delicadeza, Doçura, Infantilidade

Alegria, Humor, Energia, Competição

Otimismo, Criatividade, Ansiedade, Cautela

Esperança, Frescor, Raiva, Tédio

Confiança, Segurança, Frieza, Limpeza

Riqueza, Sensibilidade, Imaginação, Excesso

Estabilidade, Competência, Tradição, Apego

Poder, Proteção, Neutralidade, Peso

Fé, Bondade, Pureza, Vazio

Exemplos

Coca-Cola, Netflix, Pinterest

Avon, Marisa, In Design

Amazon, Fanta, Gatorade

MC Donalds, BIC, Post It

O Boticário, Pão de Acúcar, WhatsApp

Facebook, Oral B, Ford

Yahoo!, Vivo,
Whiskas

YahNespresso, Cacau Show, Louis Vouitton

Chanel, Uber,
L’oréal

Apple, Wikipedia, Zara

O significado das cores, no entanto, é fortemente influenciado pela cultura, ou seja, não é universal. Como exemplo, podemos citar as cores preto e branco. Enquanto as sociedades ocidentais associam o luto ao preto, no oriente ele é associado ao branco.

 

Outro ponto de atenção é a questão das tonalidades. Uma mesma cor passará mensagens diferentes em função do tom. Um rosa bem claro normalmente é associado à ingenuidade, enquanto tons mais escuros geralmente são associados à sensualidade. Vale fazer uma busca mais aprofundada sobre o significado das cores² antes de se decidir.

 

Finalmente, também é preciso estar atento à mistura das cores. Usar diferentes cores pode transmitir uma mensagem de liberdade e diversidade, o que é muito positivo. Porém, essa mistura precisa ser equilibrada para não se tornar confusa e sem harmonia.

Crie uma paleta de cores

Uma vez que você tenha decidido quais mensagens deseja transmitir e as cores que quer usar, pode lançar mão de ferramentas para construir paletas de cores. Essas ferramentas ajudam a escolher tons harmônicos, para criar um visual mais profissional. Conheça três que são bem interessantes:

 

Adobe Kuler³ : é uma das mais conhecidas e utilizadas pelos profissionais da área, mas exige um nível básico de conhecimento nos programas de edição de imagens.


Colour Lovers⁴ : prática e intuitiva, é totalmente online e não exige a instalação de nenhum programa específico. O maior desafio é pular todos os banners.


Color Explorer⁵ : outra ferramenta online, com muitos recursos interessantes. É possível fazer o upload de uma imagem que você goste e gerar uma paleta a partir dela.

 

Agora é com você!

¹ http://loyaltysquare.com/impact_of_color.php
² https://rockcontent.com/br/blog/psicologia-das-cores/
³ https://color.adobe.com/es/create/color-wheel/

⁴ https://www.colourlovers.com/
⁵ http://www.colorexplorer.com/

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