Existe uma frase famosa do escritor Oscar Wilde que diz: “Só os tolos não julgam pela aparência.” Ela pode parecer muito estranha, até antipática. Mas vamos ser sinceros, quando os produtos ainda são desconhecidos pelos clientes, a embalagem é muito importante.
Segue o raciocínio: com dois ou mais produtos similares, com preço parecido, qual a chance de você preferir o que tem a embalagem mais bonita? Qual deles você levaria para casa? Se você for como a grande maioria das pessoas, vai escolher o que tem a embalagem mais bem-cuidada.
A lógica é simples, se a empresa caprichou na embalagem, o recheio não deve deixar a desejar. Dificilmente alguém vai querer apostar em um produto mal embalado, principalmente se o preço for igual ou se a diferença for pouca.
Sem contar que esse cuidado é muito benéfico para sua marca e seus produtos.
Detalhes que conquistam
O visual é responsável pela primeira impressão do produto. Sendo assim, precisa gerar desejo de compra, despertar curiosidade e aquela vontade de abrir o pacote para saber o que tem dentro. O cliente precisa sentir que está levando algo que vale mais do que ele gastou para adquirir.
Uma embalagem bem-feita tem muitas vantagens:
- Facilita o transporte e o armazenamento.
- Protege e prolonga a vida útil o produto.
- Transforma-se em uma peça de comunicação no ponto de venda.
Isso mesmo. O cuidado extra com essa etapa na elaboração do produto pode trazer muitas vantagens. Micro e pequenos empresários, muitas vezes, não têm orçamento para investir em comunicação específica no ponto de venda, mas rótulos e embalagens bem pensados podem cumprir esse papel.
Diferencie seu produto da concorrência
Todos os dias muitos produtos chegam às prateleiras, nacionais e internacionais, sejam elas físicas ou digitais. Ter uma embalagem que atraia e conquiste o consumidor tem um grande impacto em seus resultados de vendas.
No momento de decidir como deve ser a ‘cara’ de um produto, muita gente resolve apenas fazer alguma coisa parecida com os demais. Será que essa é uma boa decisão? Um produto que se pareça muito com os outros pode ser facilmente confundido e o pior, ser esquecido.
Com tantas oportunidades de vendas online e tanta gente feliz em compartilhar suas descobertas com os amigos pelas mídias sociais, ter embalagens e rótulos bonitos é uma boa estratégia para encantar e conquistar novos clientes. Na hora de vender, aproveite para fazer fotos caprichadas e despertar a vontade das pessoas conhecerem seus produtos.
Como se diferenciar?
Diferenciar um produto da concorrência vai ajudar a fixar a marca, torná-la única e reconhecível. Imagina quando o cliente faz o pedido on-line e recebe em casa um produto com uma embalagem bonita ou uma etiqueta personalizada. A qualidade é fundamental, mas o carinho com a apresentação é responsável por causar aquela super impressão na memória das pessoas.
E não pense que as soluções são todas caras e inacessíveis. A personalização pode ser feita com etiquetas para fechar caixas, tags com a data de validade e recados divertidos. Existem muitas opções que podem se encaixar em orçamentos reduzidos.
O mais importante a se pensar aqui é o estilo de vida do seu público-alvo: são pessoas que querem mais praticidade, pessoas engajadas com ações de sustentabilidade ou que valorizam um design inusitado? Pensar nesse tipo de detalhe é fundamental para captar a atenção o mais rápido possível, deixando seus concorrentes para trás.
Finalmente, após se decidir quanto ao design, lembre-se que o material precisa ser adequado tanto no que diz respeito à legislação quanto à praticidade. Rótulos de bebidas geladas, por exemplo, não podem descolar facilmente nem perder tinta. Na dúvida, conte com a ajuda de profissionais.