Já parou para pensar por que algumas lojas conseguem atrair mais atenção dos consumidores que outras? Por que conseguem fazer as pessoas pararem para olhar cada detalhe e, até entrarem para perguntar sobre outros produtos?
Se você já ficou instigado com essas perguntas, continue lendo esse artigo, tem muita informação interessante por aqui.
A verdade é: uma boa vitrine vende
Não sou eu que estou dizendo isso. Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), 80% das decisões de compra acontecem enquanto os consumidores ainda estão olhando a vitrine.¹
Acha pouco? Deixar sua vitrine mais atraente pode aumentar as vendas em até 25%.²
Montar uma boa vitrine é um cuidado especial que todo lojista precisa ter para cativar clientes. Ela precisa gerar interesse em quem estiver passando na frente. Esse cuidado é fundamental especialmente para micro e pequenos varejistas, que não contam com o apoio de uma franquia ou rede forte para gerar vendas com outras formas de comunicação.
Vale lembrar que uma vitrine pode tanto atrair quanto repelir os consumidores, e ninguém quer perder vendas!
Quem tem uma promoção e não divulga, também não vende
Sim, existem muitas ferramentas para divulgar promoções. Mas se a gente lembrar que a maioria das decisões de compra são feitas enquanto o cliente olha para a vitrine, é fácil de entender por que seu papel é fundamental.
Ela precisa ser interessante mesmo que outras formas de comunicação sejam escolhidas. Imagina se o consumidor vê uma campanha linda e se decepciona com a vitrine? Pode desistir até mesmo de entrar no estabelecimento.
Um cliente que não tenha visto outra comunicação de sua promoção será impactado no ponto de venda, pelo que estiver na vitrine. Seria um erro perder essa oportunidade!
Por onde começar? Busque referências
Para criar uma vitrine que desperte a vontade de entrar e comprar nos clientes, é preciso conhecer bem as pessoas para quem você quer vender. A loja precisa ser impactante para seu público-alvo e criar uma identificação imediata.
Uma vez que você sabe quem é seu cliente, pense nas lojas que atraem essas pessoas. Em marketing, chamamos isso de benchmarking³, que é o estudo de estratégias que já foram testadas por outras empresas. É basicamente uma busca por referências.
Você pode fazer uma busca sobre o tema na internet e salvar as melhores ideias no seu computador ou em sites como o Pinterest. Você também pode visitar as outras lojas e olhar como suas vitrines impactam os clientes⁴.
Preste atenção a alguns detalhes:
Iluminação: boas vitrines têm uma iluminação que chama a atenção para um ou mais produtos, que é seu elemento central.
Cores e texturas: assim como a iluminação, ajudam a guiar o olhar de quem passa em frente à loja. Pense na composição considerando tudo o que está ao redor.
Equilíbrio: se colocar muita coisa na vitrine, as pessoas não vão conseguir focar em nenhuma delas. Busque colocar uma quantidade de produtos que seja agradável de ver.
Tema: são usados principalmente em datas comemorativas, mas suas vitrines podem contar histórias para atrair o público o ano todo.
Elementos inusitados: alguma coisa fora do comum em sua vitrine tem grande potencial para chamar atenção de quem passar por ela. Só se lembre que precisa fazer sentido para seus clientes.
Disposição dos produtos: essa dica é importante principalmente para varejistas que trabalham com um público infantil, que precisam atrair tanto crianças quanto seus pais.
Ainda tem dúvidas? Contrate um profissional
Montar uma vitrine de impacto, que conquista a atenção dos clientes exige um cuidado extra. Se você está sem tempo ou não tem certeza se consegue deixá-la como gostaria, pode contratar um vitrinista, ou profissional de visual merchandising⁵.
Contando com a ajuda de um profissional vale à pena. Ele pode ajudá-lo a ter resultados mais efetivos, independentemente de sua marca ser consolidada ou estar em processo de crescimento.