Todos os dias muitas pessoas têm ideias de empreendimentos que são interessantes e têm de tudo para agradar ao público. No entanto, é grande o número de empresas que fecham antes mesmo de completar um ano de vida. Já parou para pensar por que algumas boas ideias, produtos inteligentes e serviços inovadores simplesmente não conquistam mercado enquanto outros nem tão eficientes assim vendem bastante?
Podem existir inúmeros motivos, mas um deles certamente é o branding. O guru do marketing Neil Pateil define branding como[1] “uma estratégia de gestão da marca, envolvendo todas as ações que têm por objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece.”
Em outras palavras, é um esforço para criar a imagem que o público vai ter da sua marca. Se ela vai ser associada a conceitos como agilidade, tecnologia ou tradição, por exemplo. Talvez você esteja se perguntando: “Mas isso não é marketing?”
É um pouco diferente. Se for para definir em poucas palavras, marketing é o que você faz e branding é o que você é. Ou seja, marketing é o esforço que a empresa faz para se tornar conhecida de uma determinada forma e branding é como ela reconhecida por todos os seus públicos.
Mas quais são as estratégias de branding essenciais para o seu negócio? Separamos seis para você começar a aplicar.
As 6 principais estratégias de branding para o sucesso
1. Ter uma marca forte
Sua marca é totalmente diferente da concorrência? Então é importante que seu público perceba isso. Se a sua embalagem pode ser confundida com a de outro produto, o cliente pode comprar da concorrência por engano. Se o nome da empresa não for memorável, como um cliente vai recomendá-la para outro? Por isso, é importante criar ou reformular a marca de modo que ela seja facilmente reconhecida.
2. Conhecer seu público
Sua marca é totalmente diferente da concorrência? Então é importante que seu público perceba isso. Se a sua embalagem pode ser confundida com a de outro produto, o cliente pode comprar da concorrência por engano. Se o nome da empresa não for memorável, como um cliente vai recomendá-la para outro? Por isso, é importante criar ou reformular a marca de modo que ela seja facilmente reconhecida.
3. Conteúdo e redes sociais
Já reparou que na hora da dúvida quase todo mundo faz uma busca na internet? Se você quer que a sua marca seja a resposta para alguma pergunta, precisa investir em marketing de conteúdo. Por meio dele você também consegue criar um relacionamento com seus consumidores e mostrar as muitas possibilidades em que seu produto/serviço pode ajudar por meio de textos criados em uma linguagem especialmente pensada para seus clientes. E se a ideia é estar mais próximo do público, as redes sociais também são fundamentais. Elas podem funcionar como vitrine, como serviço de atendimento ao consumidor, como canal para fazer lançamentos etc.
4. Se destacar no PDV
Ao chegar em um ponto de venda, o público deve conseguir achar seu produto sem confundi-lo com outro. Além disso, a embalagem precisa ser atraente e o ambiente ao redor, pode reforçar as principais mensagens. Pensar em toda essa estratégia é importante para o branding e pode ajudar a gerar vendas até entre pessoas que não conheciam seu produto. Repare: as marcas de sucesso investem em PDV.
5. Cuide do seu público interno
Quem está com seu produto/serviço todo os dias precisa acreditar tanto nele quanto os consumidores. Por isso, seus funcionários precisam conhecer bem sua marca e se sentirem satisfeitos com o que vendem, assim passaram essa mensagem para os clientes.
6. Investir em marketing promocional
Uma das formas mais eficientes de estar presente na memória do seu público é com a distribuição de brindes personalizados e outras ações de marketing promocional. Com a vantagem de poder ser feito sozinho ou em associação com outras estratégias, no entanto exige que sejam escolhidos produtos de qualidade e que sejam desejáveis pelos seus consumidores. Lembre-se de buscar empresas especializadas na hora de criar os brindes que irão encantar seus clientes e atingir seus objetivos.
Importante: sempre acompanhe os resultados das suas estratégias de branding para saber o que é preciso melhorar.
¹ https://neilpatel.com/br/blog/branding/